-
Arquitetos: Abarca + Palma Arquitectos, Cristobal Noguera
- Área: 140 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andrés Maturana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma residência unifamiliar localizada na comuna de Frutillar, Região X, Chile, situada entre linhas de árvores e colinas com criação de gado, em frente ao Lago Llanquihue. As estratégias do projeto se orientaram a partir da busca por eficiência espacial, econômica e energética.
Nesse sentido, foi proposto um volume compacto de 140 m2 , com uma planta quase quadrada, sem circulações, onde os cômodos se articulam por meio de um espaço central que contém a sala de estar. Esse espaço central estabelece uma continuidade com a cozinha e com a sala de estar principal, que se abrem para a área externa com vista para o lago e os vulcões.
Para maximizar a exposição das fachadas ao sol, o volume foi implantado com um de seus limites ao norte, expondo a fachada principal e os quartos ao caminho do sol. Uma janela de correr que contorna o volume traz luz para os interiores, além de captar o sol no inverno.
A fachada posterior é dominada pelo acesso com um volume "chiflonera" em vidro e madeira, que se conecta por meio de um deque com o volume da oficina de jardinagem.
A proposta estrutural consiste em um sistema pré-fabricado misto de painéis SIP como envoltório térmico com 160 mm de isolamento. Isso foi combinado com estruturas de madeira para pilares, diagonais, vigas e centros de janelas.
As fundações são compostas por um sistema de elementos isolados, que suportam uma estrutura de vigas de madeira que, por sua vez, recebem a laje SIP. Os interiores contam com janelas e claraboias de madeira, combinadas com um acabamento de base branca para paredes e tetos.
O revestimento externo de zinco microondulado branco com montagem ventilada proporciona continuidade de material em todas as fachadas. Além disso, os elementos de madeira aparentes atrás das fachadas envidraçadas conectam a casa com a paisagem e as vistas.